" Há duas épocas da vida, a Infância e a velhice, em que a felicidade está numa caixa de bombons!" - Carlos Drummond de Andrade

Mensagem do Provedor

 

Ao longo de cinco séculos, a história das Misericórdias foi mantida através de uma solidariedade social viva. Fiel à sua missão, a Misericórdia deve estar sempre presente.

É dever da Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Alfândega da Fé, estar atenta às necessidades das respostas sociais da nossa comunidade. Tenho a certeza que esta é uma causa que nos alimenta e nos faz acreditar numa sociedade mais justa e fraterna.

Foi com grande orgulho e humildade que aceitei a enorme responsabilidade de gerir esta Instituição. Podem contar com a dedicação de sempre, com os superiores interesses da Misericórdia sempre presentes.

Não estou só nesta missão. Acompanhado por gente determinada, procuraremos diariamente apoiar os extractos mais desfavorecidos da sociedade, correspondendo às solicitações nas áreas de Infância, Terceira Idade e Ação Social. Precisamos de todos para levar a bom porto a missão que nos foi confiada.

Sabendo respeitar o passado, no presente, estamos a construir o futuro.

Os utentes sempre em primeiro lugar, sem descurar a situação financeira. De facto, o difícil equilíbrio da sustentabilidade financeira implica uma gestão muito rigorosa. No caminho que iremos percorrer, irão certamente existir constrangimentos e muitas dificuldades, mas acreditamos que com a nossa união, os mesmos serão mais facilmente ultrapassados.

Estamos disponíveis para trabalhar com todas as Entidades Públicas e Particulares imbuídas do espírito de colaboração e cooperação e que entendam trabalhar connosco. Pretendemos um ambiente institucional pautado por valores sólidos.

Apelamos também ao mecenato social. É importante que a comunidade entenda que a Santa Casa da Misericórdia de Alfândega da Fé é uma Instituição credível.       

Procuramos, pois, continuar a cumprir as obras de Misericórdia, corporais e espirituais. É esse o desafio constante, sinal da grandeza do nosso Compromisso.

Por nós o compromisso está assumido. Contámos convosco, os nossos utentes e as suas famílias podem contar connosco.

A comunidade pode contar sempre com a sua Misericórdia.

Que o manto da Senhora das Misericórdias nos cubra, no exercício das funções que agora iniciamos.

 

O Provedor,

Carlos Manuel Oliveira Pousado